GEOMETRIA PROJETISTA








       A perspectiva cavaleira é também chamada de perspectiva cavalheira, porque os desenhos das praças militares eram, geralmente, executados em projeção cilíndrica e o aspecto obtido dava a impressão de que o desenho havia sido colhido da cavaleira, obra alta de fortificação sobre a qual assentam baterias.           É também conhecida como axonométrica oblíqua, pois é uma projeção que pressupõe o observador no infinito e, em conseqüência, utiliza os raios paralelos e oblíquos ao plano do quadro. Esta perspectiva torna uma das três faces do triedro como plano do quadro.  Todos os segmentos ou figuras pertencentes ao plano yz se projetam em VG. Quando a inclinação dos raios projetantes é de 45° os coeficientes de redução são 1:1:1.
       Na prática a face da frente conserva a sua forma e as suas dimensões, a face de fuga (eixo x) é a única a ser reduzida.




Aplicações:





















































                            




           Também conhecida como perspectiva aérea e vôo de pássaro. Podemos facilmente construir a perspectiva militar com o auxílio do método de Monge. Veja na figura ao lado os raios projetantes inclinados a 45°. Quando os raios projetantes estão inclinados em 60° proporciona um aspecto um pouco mais natural e apresenta a relação (x = 1: y = 1: z = 2/3).
            Na prática é uma perspectiva onde os eixos x e y formam entre si um ângulo reto. Para construí-la é necessário reduzir as medidas do eixo z (eixo das alturas) em 2/3.
Todos os segmentos pertencentes ao plano dos eixos x e y se projetam em verdadeira grandeza. Os coeficientes de redução para a perspectiva militar respectivamente a x, y e z são 1: 1: 2/3.


Aplicações:
























































            A perspectiva isométrica é uma perspectiva axonométrica onde os raios projetantes são ortogonais a um plano vertical de projeção. Os eixos x, y e z têm a mesma inclinação em relação ao plano vertical. As projeções dos eixos formam entre si ângulos de 120º. Obtemos a perspectiva isométrica quando apoiamos um cubo no plano horizontal de projeção e com uma face lateral formando 45° com o Plano vertical. Depois girando o cubo de 35°16' em torno de um eixo paralelo á linha de terra de forma de uma de suas diagonais sejam paralelas ao plano vertical.
         Na prática para construí-la basta adotar uma única escala para os três eixos.



Aplicações:











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário